Lançamento do livro “A personagem” em São Paulo

Ok, antes de falar do lançamento em si, eu preciso fazer uma pequena viagem temporal-afetiva aqui.

Quando eu estava começando a levar a escrita um pouco mais a sério, começando a planejar o projeto de um livro – ou algo assim, eu nem tinha tanta clareza do que queria fazer – eu me dediquei a ler alguns textos sobre escrita, processo criativo na literatura e coisas assim, para me mapear um pouco.

“A personagem”, da Beth Brait, foi um dos livros que mais gostei de ler. Ainda na antiga edição, me deparei com o texto da autora, que tem a ótima característica de conciliar o preparo intelectual da academia e a acessibilidade de uma ótima professora e escritora. É uma leitura leve, tranquila, mas muito rica, de verdade. Além disso, o livro contava com depoimentos de alguns escritores e escritoras sobre a criação de seus personagens. Gente do calibre de Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Antônio Torres e outros. Eu adorava ler.

Pois bem, agora foi lançada uma nova edição, pela Editora Contexto, e a Beth decidiu ampliar o livro, colocando mais depoimentos de autores comentando sobre suas criações. Eu fui convidado para participar e nem posso dizer a alegria que isso me dá. É como ser fã de uma banda e subir no palco pra tocar com eles. Imagina? O livro que li e me inspirou tanto, agora faço parte dele também. Não tem coisa melhor.

O lançamento dessa nova edição de “A personagem”, em São Paulo, será hoje, dia 8 de junho, e eu infelizmente não poderei estar, porque estou em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, pelo Arte da Palavra, no SESC. Mas deixo aqui o convite, para que vocês possam ir lá. E se vocês escrevem, ou pensam em criar personagens de alguma forma, eu recomendo MUITO a leitura desse livro.

O lançamento será na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena), a partir das 18h30. Passem lá e brindem com a Beth Brait por mim.

Deixe um comentário

