Encontro do Clube de Leitura Premiados Record sobre “Réveillon e outros dias”

LOGO-Editora-Record

Você lê um livro e gosta bastante dele. Como em geral a leitura é algo que se faz sozinho (difícil ler junto com alguém, debaixo das cobertas, como se pode fazer com um filme), acaba que grande parte de toda aquela empolgação, do impacto ou falta dele, que você sente em contato com o livro ficam só com você. Todo mundo que gosta bastante de literatura conhece bem a sensação. É como bater seu recorde de embaixadinhas com um lance sensacional quando não tem ninguém pra ver. Você fica naquela vontade de sair falando pelos cotovelos sobre as histórias, os personagens, as sacadas do autor, e não tem ninguém pra te acompanhar nessa.

Mas há caminhos. Um deles é participar de um Clube de Leitura, onde pessoas se reunem – em geral mensalmente – para escolherem uma obra e depois conversarem sobre ela. Eu nunca tinha participado de nenhum até conhecer o Premiados Record, clube liderado por Eugênia Zerbini, que foi vencedora do Prêmio Sesc na segunda edição, com seu romance As netas da Ema. O grupo se reune uma vez por mês na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo, e você pode ter mais infomações em sua página do Facebook clicando AQUI.  É totalmente aberto para quem quiser participar (não tem taxa, não tem compromisso, e fique tranquilo que ninguém vai ficar te mandando email depois) e o objetivo é ler diferentes livros desde que tenham sido publicados pela Editora Record e tenham ganhado algum prêmio. O Réveillon.., com o Prêmio Sesc e o posto de finalista do Jabuti, estava qualificado pra servir como tema e lá fui eu, participar dessa reunião sobre meu livro.

Vamos lembrar do primeiro parágrafo, mas agora de um outro ponto de vista: você escreve um livro e gosta bastante dele. A escrita é solitária, etc. etc. (pode usar a metáfora da embaixadinha aqui também). Depois de algum tempo, você se vê em uma sala com pessoas – que você nem conheceria de outra maneira – que leram as histórias que você escreveu, entraram em contato com suas ideias e foram tocadas de diferentes formas por suas palavras (ei, não é esse mesmo o objetivo da coisa toda?) e agora estão ali pra conversar com você sobre a vivência do livro. Eles, pelo lado dos leitores, você pelo lado de… quem quer muito saber como leitores se relacionam com o que você escreve.

Foi muito realizador poder viver isso. O Réveillon… já não está mais na flor da idade, então não tem sido muito frequente as minhas chances de falar sobre (com) ele. Confesso que tinha até um pouco de medo de me esquecer de algum detalhe, mas foi justamente o contrário: uma das coisas que mais gostei – fora o encontro com pessoas que compartilharam impressões e emoções – foi poder rememorar aquele momento difícil e especial da minha vida em que escrevi os contos do livro. Revivê-lo agora, depois da forma como tudo se encaminhou, é sempre muito tocante pra mim. Eu nunca poderia imaginar, naquela época, que alguns poucos anos depois estaria em uma situação como essa, junto com leitores e toda a bagagem que o livro tem.

Foi uma noite em que escrever e ler deixou de ser algo solitário. Falamos (e eu sei que falei demais, peço desculpas… devia estar lá mais para ouvir, eu acho) sobre como o encontro com o outro pode ser uma forma de vivência muito mais redentora do que qualquer salvação metafísica ou coisa do gênero (Está lá no conto Réveillon, pessoal, podem ler: “Uma lágrima é mais útil a um homem do que uma alma”). Não houve lágrimas, claro, mas o encontro foi de fato um encontro. Não tem muitas coisas melhores do que isso na vida.

Agradeço muito ao Clube pela leitura e pelo convite. E a cada um que foi e me agraciou com suas palavras. Agradeço muito mesmo.

Um comentário sobre “Encontro do Clube de Leitura Premiados Record sobre “Réveillon e outros dias”

Deixe um comentário

