Sobre 2012, o Réveillon e outros dias.

Réveillon e outros dias

Sim, eu sei que as datas são meras convenções de calendário, e que a passagem de um ano para outro não tem nenhuma grande implicância cósmica, esotérica ou socioeconômica. Sim, é só um dia após outro dia – como tantos outros – mas convenhamos: é bom ter um momento que sirva como um “ponto de parada”, uma “marcação” para se refletir um pouco. Imagina se não tivéssemos todos esses “mitos de calendário” (pra usar um termo drummondiano), e simplesmente atravessássemos dia após dia, semana após semana, em uma reta contínua até o dia de nossa morte. Poderíamos, sim, fazer uma parada pessoal a qualquer momento, mas vamos lá: não fazemos isso tão facilmente. Por isso, sim, acho muito bom termos esses ritos: olharmos para trás e para a frente com um pouco mais de atenção em um momento em que está quase todo mundo fazendo isso.

2012 foi um ano tão bom pra mim, que se eu for contar tudo aqui, vai até parecer que sou uma pessoa esnobe. Mas tem um setor da minha vida que obviamente eu preciso destacar – até porque é o tema central deste blog: minha carreira literária.

Pra quem não estava acompanhando nossa programação ao vivo, esse ano meu livro “Réveillon e outros dias” foi vencedor do Prêmio SESC de Literatura. Não podia ter acontecido coisa melhor. O Prêmio foi a razão de eu ter resolvido formatar um livro, e ganhá-lo foi um sonho realizado, o maior e melhor possível para um autor de gaveta.  É um concurso nacional, só um autor leva em cada categoria, e esse ano o de contos foi meu. Nada nunca chegou perto de me deixar tão orgulhoso e contente com um trabalho meu quanto essa premiação e a consequente publicação pela Record.

Tudo o que se seguiu foi uma grande viagem. Ou melhor, algumas grandes viagens: premiação na Academia Brasileira de Letras, participação na FLIP, na Bienal de SP, na FliPipa e na Feira de Livros de Roraima. Conheci grandes autores, conheci gente do mercado editorial, conheci muito mais do melhor e do pior desse universo (pois é, sinto informar, mas alguns escritores fazem Michel Teló parecer um artista genuíno). Espero que ainda tenham mais eventos em 2013, até o meio do ano, quando passamos a tocha para os próximos vencedores. Aliás, mesmo sem sabermos quem são, já sinto que torço por eles – que aproveitem e se alegrem tanto com o Prêmio quanto eu. Vai ser uma honra estar lá com eles na ABL, pra dar continuidade à linhagem de sescpremiados.

Meu livro não foi um best-seller. Felizmente. Não á a turma à qual eu quero pertencer. Ele tem tido uma vida muito boa: todas as críticas e comentários foram totalmente positivos e elogiosos, o que não é tão fácil. Claro, alguns foram escritos por colegas muito generosos, mas alguns foram obra de gente que nunca conheci e livros de contos não costumam cair nas graças de todo mundo. Não tive grandes sucessos em outras mídias, como participar do Faustão ou coisa do gênero, mas de novo: não é minha turma, obrigado. Me importa mais uma leitura que perceba e destaque meu trabalho literário, do que ficar atrás de ser eleito o Escritor/ator/modelo/dançarino/DJ/que-faz-comédia-stand-up do ano.

Enfim,  nesse fim de ano tenho mais com o que me contentar do que o que desejar (acho que pela primeira vez na minha vida). Não poderia estar mais feliz. Em 2013 espero só poder ter paz e tranquilidade para continuar, trabalhar mais no meu romance (que acho que não fica pronto ainda), e se der sorte, participar de alguma antologia ou coletânea, e, quem sabe, faturar um premiozinho rs.

Bom, é isso. Desejo a todos vocês um ótimo Réveillon. E outros dias.

(Me vi quase obrigado a esse trocadilho).

Abraços e até 2013!

Deixe um comentário

